20 de out. de 2009

O Guarani(2)

Conforme prometido,os personagens do Guarani.Mais uma descrição da casa,de brinde.O resumo sai até quinta.

A casa.
A casa é o cenário principal.113,68% da história do livro se passa lá.Portanto,é primordial que se conheça essa casa como se fosse a sua.Ah,a história se passa em 1604.Uma casa larga e espaçosa,as margens do rio Paquequer.Aliás,no cu da margem do rio Paquequer.Ela foi construída de tal maneira que só pode ser acessada atrvés de um ponto,uma escadaria.Guardem esse detalhe,que será fundamental para o entendimento da história.

Personagens relevantes:O livro possui uns 300 personagens.Para facilitar,peguei só os que considero de maior relevância.

Peri:O Guarani.O cara que da nome ao título.O europeu em pele de selvagem.Peri era o cacique dos Guaranis,o mais forte entre os fortes,heroí por excelência.Eis que,em um belo dia,ele enxerga Cecília,sobre quem falaremos mais tarde.Então,ele decide espontaneamente virar seu escravo.Chamava-a de Ceci,mais eu não vou explicar o por que agora.Era nobre,honrado,inteligente,forte e extremamente habilidoso com qualquer tipo de arma.Era a personifcação do fidalgo em indío.

Dom Antônio de Mariz:Falando em fidalgo,apresento D. Antônio,pai de Ceci e dono da casa onde a trama se desenrola.Apesar de Portugal estar sob o domínio Espanhol ele ainda era fiel ao rei português e fez todos em sua casa permanecerem fiéis ao mesmo.Era casado com Dona Lauriana,de quem não tornaremos a falar.Guardava as antigas qualidades de um bom nobre,era fiel ao seu senhor(rei de Portugal),por isso retirou-se para Paquequer,para ser fiel em paz.Honrado e leal até a sua (trágica) morte.

Cecília/Ceci:A menina em corpo de mulher.Ceci era apenas uma criança por dentro,mais por fora já era uma mulher plenamente desenvolvida.Branca,loura e de olhos claros.Sua beleza enfeitiçou não só Peri,mais também Álvaro e Loredano.Aliás,Peri chama Cecília de Ceci porque no começo a jovem o maltratava demais.Um dia,ela ouve Peri chamando-a pelo apelido e resolve dar uma bronca nele.Então ela descobre que Ceci em Tupi-Guarani é dor(ou algo parecido,eu não estou com o livro aqui).Ela se comove e pede para que ele a chame assim,para que ela se lembre a dor que causou a Peri.

Isabel:Prima de Ceci,criada como irmã.A única coisa que faz é se apaixonar por Álvaro e fazer com que ele se apaixone por ela também.Isso não deria nada demais não fosse o fato de Álvaro já ter prometido a D.Antônio que se casaria com Ceci,o que lança uma dúvida sobre o aventureiro.

Diogo:Filho de D.Antônio é outro que passaria despercebido,não fosse o fato que ele matou uma indía Aimoré,incitando os mesmos a vingança e causando o fim da família.No final,lidera uma tentativa deseperada de chegar ao Rio e conseguir ajuda.

Álvaro:O líder dos aventureiros que fazem expedições regulares ao Rio para abastecer a família.É uma espécie de Peri branco,só que ligeiramente menos capacitado em combate.Se apaixona por Isabel e sofre com um terrível conflito na consciência,que só se encerra quando os dois morrem,juntos,no mesmo leito.

Loredano/Frei Angêlo di Luca:O rato,escória,mau elemento e tudo mais que você pensar.Em 1603,Frei Angêlo atende a confissão de um homem prestes a morrer.Ele descore da existência de um mapa que levaria a minas inexploradas.Foge com o mapa e encontra abrigo em Paquequer.Lá se apaixona por Ceci e decide trair D.Antônio,capturar Ceci e fugir com o tesouro.Sua primeira tentativa de levante é descoberta por Peri,que frusta seus planos.Quando se prepara para um segundo levante,é impedido pela invasão Aimoré.É desmascarado por um homem,que conta a verdade sobre seu passado e é morto na fogueira por seus homens.

Aimorés:Completamente inúteis.Só aparecem porque tentam invadir a casa.

Espero ter ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário