3 de out. de 2009

Título

Para os que já leram,o post abaixo foi modificado por estar muito mal escrito,até mesmo para os padrões deste blog.

2 de out. de 2009

Panis et Circenses

Eu quis cantar minha canção iluminada de sol
Soltei os panos sobre os mastros no ar
Soltei os tigres e os leões nos quintais
Mas as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer

Se,quando você leu o título,pensou nessa música aí em cima,sinto muito,mas você está errado.O Panis et Circenses no caso é o que acontece com a população carioca.

Já é do conhecimento de todos que o Rio vai sediar os Jogos Olímpicos de 2016.Também é do conhecimento geral que o Rio é uma das cidades mais violentas do mundo.Agora,junte as duas coisas.

Tá complicado aí?Então deixa eu te ajudar.Marcaram presença hoje em Copacana 30.000 pessoas,todas estavam reunidas para comemorar o privilégio de sediar uma Olímpiada.Evento histórico.

Mudando agora para outro evento histórico,mas que infelizmente,não marcou os cariocas pela festa.No dia 7 de fevereiro de 2007,ocorreu um crime.Seria mais dentre tantos outros,se não tivesse vitimado cruelmente um garoto de 6 anos,João Hélio,que foi arrastado por bandidos que dirigiam o carro como loucos ,levando junto a criança,presa ao cinto de segurança do carro.O crime foi tão brutal que paralisou a cidade por um momento,algo difícil na rotina de um município tão acostumado a atrocidades diversas e a violência sem limites.Seus pais clamaram,durante a missa de sétimo dia,pediram que a população fosse as ruas por um Rio menos violento.Foram prontamente atendidos por 500 pessoas,um bom número,mas não chega nem perto de 30.000.

Ou seja,os cariocas lotam São Januário para festejar,mas não lotam nem o estádio das Laranjeiras para brigarem por seus direitos.

Da próxima vez que vier ao Rio durante o carnaval,observe como a cidade trava.O Rio para para pular,sambar e ver a Mangueira passar na Sapucaí.O Rio para por um (bom) clássico no Marcanã.

Pão e circo.Panis et Circenses.Enquanto tiver motivo para rir,o carioca vai continuar rindo.Isso é ao mesmo tempo,uma vantagem e uma desvantagem.O Rio só é o Rio porque é habitado pelos cariocas,um povo sempre bem humorado.Imagina que merda que não ia ser se os paulistas morassem no Rio ao invés dos cariocas.Porém,essa alegria leva a resignação,já que,se puder ficar na boa,o carioca não tem do reclamar.

Panis et Circenses.Panis et Circenses.Pensem nisso.

Mandei fazer de puro aço luminoso um punhal
Para matar o meu amor e matei
Às cinco horas na avenida central
Mas as pessoas da sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
Mandei plantar folhas de sonhos no jardim do solar
As folhas sabem procurar pelo sol
E as raízes procurar, procurar
Mas as pessoas da sala de jantar
Essas pessoas da sala de jantar
São as pessoas da sala de jantar
Mas as pessoas da sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
Essas pessoas da sala de jantar (10 vezes)
Essas pessoas na sala...

1 de out. de 2009

Efeito Pombo

Deixe-me fazer uma pergunta:Quantos pombos você já viu até hoje?Muitos,eu imagino.Agora,vamos raciocinar em cima deste fato.Você já viu muitos pombos,certo?Agora,quantos destes eram filhotes?Quantos ninhos de pombo você já viu?Nenhum,certo?Agora vem a parte mais importante:de onde eles(pombos) vêm?Eles não nascem,eles aparecem.Eles não existem,eles são.

A resposta é exatmente a que você imaginou:os pombos simplesmente surgem no meio do nada,tipo a geração expontânea,que você deve ter pelo menos ouvido falar.Os cientistas dizem que isso é impossível,contraria todas as regras de vivências de seres e outras coisas.Eu digo que eles são a exceção que confirma a regra.

Isso nos permite concluir a minha teoria,desenvolvida com o auxílio de (preciosos) amigos e batizada por mim de efeito pombo.O efeito pombo determina que,algumas coisas,tal qual os pombos,simplesmente aparecem.Você não sabe o que elas são,nem o que elas estão fazendo lá.Só sabe que elas existem.

Um bom exemblo do efeito pombo aplicado a prática é a trigonometria.11 em cada 10 alunos não fazem a mínima idéia do que seja trigonometria.A maioria pensa que é só um monte de rabiscos feitos em um círculo.Você não sabe porque tg(a-b)=tga-tgb/1+tga.tgb,você só sabe que é e que isso cai na prova amanhã.Isso não faz o menor sentido,simplesmente é.

O efeito pombo é a explicação que a ciência vem procurando a séculos para muitas coisas.Pena que arrogância desmedida dos cientistas nos mantenha longe de respostas para perguntas como:o que somos?,para onde vamos? e será que hoje tem batata frita para o almoço?.De acordo com os cientistas,não pode existir efeito pombo devido a falta de método científico.Bobagem.Todo esse post foi conduzido sob rigor lógico,com uma equipe capaz e consistente.Cabe a você escolher o seu lado.Você decide se vai descobrir se vai ter batata frita hoje no almoço.

Complemento

Só complementando,aqui tem um ótimo exemplo de uma teoria de conspiração.

Ps:Eles também podem ser a máfia chinesa.

Ps2:È um video game

Ps3:È outro... a,querem saber,essa piada já perdeu a graça(Se bem que não se perde o que não se tem).Eu não sou pago para isso.

Ps4:Brasão King Size é tipo Burguer King?

Ps5:Quando as pessoas entram no msn(antigo)fazem um barulho de Winning Eleven.

30 de set. de 2009

"Eles"

-Galera,vocês não sabem o que eu acabei de descobrir:(uma teoria da conspiração a sua escolha).
É claro que você já passou por essa situação antes.Eventualmente,todo mundo acaba ouvindo isso de um amigo um pouco mais,digamos,suscetível a acreditar em tudo que ouve.

Toda vez que rola uma pandemia,ou um deastre marcante,eles entram em cena.È óbvio que foram eles que desenvolveram em laboratório o vírus da aids,o H1N1 e o ebola virus,além de terem facilitado a entrada dos terroristas em solo americano e planejado o onze de setembro e o Holocausto.Isso é óbvio.

O que não é óbvio é a sua identidade.Afinal,quem são eles?A identidade deles pode variar,passando de uma sociedade secreta que quer dominar o mundo,um grupo de cientistas loucos que quer exterminar seus inferiores,uma organização super-secreta de criminosos-loucos-que-querem-implodir-o-mundo-e-seus-aliados-alíenigenas,o ET de Varginha ou o Bob Flamejante.No final,o que importa é que eles não são eles.

Não,eu não enlouqueci.Sim,é confuso,eu sei,mas tente acompanhar.No fim da história,essas teorias muito loucas são só um reflexo de uma necessidade muito louca das pessoas:Jogar a culpa em alguém.Só que nesse caso,alguém não se chama alguém,se chama eles.E eles você já sabe quem são.

No fundo,no fundo você morre afogado.Mais também descobre que esse texto morre de vontade de ser,na verdade,uma conspiração.Você sabe que esse texto saiu de mim(pois textos não são escritos,são idéias fugitivas,prometo escrever sobre isso) louco de inveja,querendo chamar atenção,uma verdadeira coisa que chama muita atenção a sua escolha,aprisionada atrás de uma tela,esperando ser lida,devorada,e,mais que tudo,divulgada.Faça sua parte,divulgue,corra o mundo.O tempo deles tem que acabar.Agora,se vocês me dão licença,eu tenho que fazer uma discreta saída pela direita,porque eu acho que eles estão chegando.

29 de set. de 2009

Sub-20

Uma coisa que eu não entendo são os mundiais sub-20.Sério.Os mundiais sub-20 são um mundo a parte,um futebol dentro do futebol,onde a lógica sem lógica do futebol se aplica ainda mais fervorosamente.Ou não se aplica,sei lá.Lá dentro nada faz sentido,ou tudo faz ainda mais sentido.Realmente,até eu estou confuso.

Mas,voltando ao xis da questão.Quem aqui se lembra de uma geração passando invicta no sub-20,humilhando todos os adversários,ganhando todas as taças disputadas e passando vexame nos profissionais.Aliás,nem é preciso procurar muito longe,isso acontece muito a nível de clubes no Brasil(eu ouvi alguém dizendo Geração 84?).

Um bom exemplo é Gana.Há anos que os ganenses realizam excelentes participações em copas do mundo sub-20.Hoje mesmo ganharam de 4x0 da Inglaterra.Mais a gente sabe que,na hora do vamos ver,quem vai tomar uma surra são eles.

Mas porquê?O que é que muda tanto dos 20 para os 21 que os caras de repente perdem toda a sua habilidade?Será que nessa idade os europeus começam a ganhar em preparo fisíco?Não creio.Hoje em dia da para se montar uma sub-17 de qualquer seleção africana só com jogadores "europeus" que dira profissionais.

Esse parece ser o tipo de coisa que não pode ser simplesmente decifrada.É como os pombos,simplesmente acontece(sim,poucos sabem,mais os pombos aparecem por geração espontânea).De qualquer jeito,se o Brasil tomara surras atrás de surras no sub-20,mais continuar ganhando as Copas,fca tudo perfeito.

28 de set. de 2009

Zelaya

O Brasil é o país do futuro,é a potência soberana nas Américas,vai ser uma Superpotência em dois-mil e fim do mundo etc.Isso todo mundo já sabe.Sim,todo mundo,eu você,sua mãe,seu pai,seus amigos e até o garotinho do comercial da Petrobras.Agora,quem vai me explicar o fato do presidente do Gigante que está-em-processo-inicial-de-acordar-e-acabou-de-arrebentar-o-despertador se curve de diante de huginho(sim,com letras minúsculas)que governa um país de tamanho,no maxímo,quase médio?

Detesto ser repetitivo,mas eu não consigo evitar de tocar nesse assunto.O Brasil acabou de dar um golpe no golpe do golpe e está diminuindo consideravelmente as chances da democracia retornar a Honduras,melando completamente as eleições que estavam para ocorrer em uma data que não me recordo,além de dar um tiro no pé na sua candidatura a membro permanente do Conselho de Segurança.Ou você daria poder de veto a um líder que tem como guru Chávez,o socialista do século XXI.Eu não daria.E aposto um dedo que a ONU também não.

Além do mais,essa posição contraria a soberania hondurenha e a tradição diplomática brasileira em não meter a colher em briga de marido e mulher,abrindo uma postura estilo imperialismo muito-louco que,decidamente não combina com a nossa tropicalidade tropical.

Pensando melhor,não dá para esperar muita coisa a mais de um país que extradita e joga na merda total boxeadores cubanos,que fugiriam novamente,com sucesso,cerca de um alguma coisa(ano ou mês,não me lembro)e dá tratamento de luxo a um terrorista italiano com mortes nas costas.A diplomacia brasileira é muito parecida com o Senado brasileiro nesse aspecto.Essa é somente mais uma evidência.

27 de set. de 2009

Chuveirinho

Adivinhe qual é o campeonato de clubes de futebol que mais arrecada hoje em dia?Não,não é o Espanhol,é o Inglês.Sim,eu sei,não se joga futebol na Inglaterra.Se joga algo remotamente parecido,que envolve bicões para frente e chuveirinhos na área que uma hora a bola entra.Mais não deixa de ser o mais lucrativo.

A receita,para falar a verdade,é bem simples.Desde que alguns grandes clubes se cansaram da zona que era o campeonato inglês do "jogo remotamente parecido com futebol e que envolve bicão para frente e chuveirinho na área que uma hora a bola entra"(dizem os ingleses que isso se chama objetividade)e criaram a Premier League,subindo o padrão e o preço das cotas de tv e patrocínio,começou-se a,de fato,jogar futebol na Inglaterra.Mais isso não é explicação suficiente.

O que aconteceu foi que os ingleses passaram a contratar,no exterior,jogadores de futebol de verdade,não de "jogo remotamente parecido com futebol e que envolve bicão para frente e chuveirinho na área que uma hora a bola entra".Isso,combinado com a tal da "objetividade" inglesa aumentou o nível do jogo.Porque,se antes os ingleses eram objetivos e partiam para cima pelo alto,agora os habilidosos estrangeiros puseram a bola no chão,criando um espetáculo ofensivo,onde dois times com jogadores extramamente talentosos partem para cima o jogo todo.

Essa história deveria servir de exemplo para nós brasileiros,que adoramos bater no peito e dizer que antes de nós,não havia futebol,havia bico para frente e chuveirinho e que agora temos que nos contentar com exibições intrágaveis de faltas,bicos para frente e chuveirinhos.É claro que a transformação não vai acontecer da noite para o dia,mais é melhor uma mudança lenta,dolorosa e ligeiramente incompleta que algo que lembre remotamente o futebol.

Notícia feliz

Estou em fase de negociações para trazer a colaborção de alguém que,de fato,sabe escrever,para distoar um pouco da ruindade reinante neste blog.Cruzem os dedos.

Diário de Bordo(1)

Senhoras,senhores e indecisos,e com prazer que inauguro esta seção ,o Diário de Bordo,em que comentarei cinco notícias que marcaram a (minha) semana.Com vocês,o Diário de Bordo.

  1. A embaixada brasileira abriga Zelaya:Se fosse um político qulaquer,eu já não ia gostar.O Brasil não tem que se meter com o problema dos outros.Agora dar abrigo para chavista vagabundo é demais.Deixa os hondurenhos salvarem a democracia deles em paz,mesmo que seja por meio de um governo provisório estilo ditadura.

  2. Um meliante morreu após tomar um tiro na cabeça:Aplaudo de pé a atuação do policial que deu um tiro.Na minha humilde opinião,ele merecia uma medalha.E nem adianta vir reclamar,porque se o Estado não deu emprego,pelo menos dá bolsa família.

  3. Gp de Cingapura 2008 pode ser anulado:O Massa pode ser campeão.Precisa dizer(escrever)mais?
  4. O Timo Glock chegou em segundo lugar:Porra,o cara dirige uma Toyota.Não precisa dizer,ou digitar,ou ainda escrever,mais nada.
  5. Irã faz teste com mísseis:Do jeito que esse ditador de nome muito complicado do Irã é louco,não duvido nada que qualquer dia desses ele anuncie guerra a Israel,tendo ainda um risco do Hezbollah entra junto.Eu acho que falta um louco no estilo Bush para mandar logo um míssil e acalmar esse cara.