17 de out. de 2009

O Guarani(1)

Conforme o prometido,seguem aqui minhas impressões sobre o Guarani,de José de Alencar.

O Guarani foi escrito durante o romantismo brasileiro,no auge daquela história de bom selvagem e de compensar o que aconteceu com os indígenas fazendo eles virarem super-maneiros,divertidos,inteligentes,bons de papo e ainda por cima eram super-fodas e salavavam o Mundo.Mais ou menos como as cotas.Só que,ao invés de cotas,os indíos viraram heroís nos livros.

O livro conta a história de Peri,um chefe da tribo Guarani,o mais forte de sua tribo,o primeiro entre os primeiros que,em um belo dia,sem nada melhor para fazer,decide virar escravo(?) de Cecília,filha de um fidalgo português que vivia em uma casinha isolada do resto do mundo(no caso,longe do Rio).Até que um dia a casa é invadida pelos Aimorés,todo mundo morre,Peri foge com Cecília(que ele chamava de Ceci) em uma barquinho.O barquinho afunda,Peri arranca uma palmeira do chão e vai flutuando aleatoriamente e o livro acaba.

Enfim,a história é basicamente essa,mais não se preocupem que um resumo será postado em breve.Agora vamos aos comentários.

Primeiramente,O Guarani é meio babaca.Eu achei.Principalmente por causa do Peri ser um europeu moreno.Essa era a idéia de José de Alencar de bom selvagem.Um europeu.Na boa,essa história de bom selvagem é só um jeito sutil de dizer que os europeus são melhores do que os brasileiros.Depois começam a falar de complexo de vira-lata e todo mundo olha para o outro lado.

Continuando,os Aimorés.No livro,eles são o selvagem dentro do selvagem.São os indíos dos indíos.A própria descrição de sua fisionomia(bárbara,feroz...) colabora para imagem de filhos do capeta.Mas Alencar insiste em lembrar que eles são do mal.

Os portugueses são homens de cárater e que não hesitam em se entrgar quando percebem a cagada que fizeram(quando sair o resumo todo mundo vai entender).

De qualquer jeito,indío por indío,O Guarani ainda é melhor do Meu Querido Canibal,do Tom Torres.

Conforme prometido,resumo e opiniões da Rosângela aparecerão em breve.

2 comentários: