14 de out. de 2009

Aluga-se

Outro dia eu fui ao cinema.Por um infeliz equívoco(no caso de escolha)assisti a 9-A salvação.Confesso que o entusiasmo com que me falaram sobe Tim Burton se sobre seus filmes me contagiou.Saí do cinema com uma leve pontada de desapontamento.De fato,foi melhor do que ficar em casa,mais não correspondeu as minhas expectativas.Já uma amiga minha saiu entusiasmadíssima,comentando as questões profundas lançadas pelo filme com um entusiasmo juvenil.Se fosse outra pessoa,acharia que estavam tentando me sacanear.Mais por se tratar de uma pessoa inteligente,imaginei que ela de fato havia visto algo mais do que um monte de bonequinhos saindo na porrada com máquinas do mal.

(Intelectuais e puristas,me julguem a vontade,mais para mim cinema é entreterimento)

Cheguei a então a conclusão que cada filme,livro,texto,peça,música e o que mais você estiver pensando são diálogos.O autor escreve uma fala,o leitor,cara-que-assiste,ouvinte e etc. a interpreta e responde de acordo com suas experiências.Eu,por exemplo,acho que cinema é somente entreterimento e enxergo os filmes como tal.Eu não consigo extrair muita de coisa de um filme além de brigou com quem e quem morreu no final.Para uma pessoa que sobe as expectativas,ou que possui outra visão sobre o mundo,o que para mim pareceu um monte de bonequinhos brigando pode ser,na verdade,a resposta para as perguntas fundamentais(que não serão repetidas porque já perderam a graça).

Outro exemplo são os textos deste blog.Um psicólogo pode pensar que eu tenho déficit de atenção e hiperatividade mental(não sei se isso existe,eu acabei de inventar),pois possuo uma dificuldade em manter uma linha temática,divago muito e escrevo muito.Um professor de português vai achar que é falta de coesão e corência,resultado de incapacidade de escrita e vai me recomendar um pouco de treino.Um urso-panda não vai achar nada,porque não sabe ler e vai procurar bambu(aliás,se você mostrou isso para um urso-panda,você está pior do que eu).

Isso me leva a crer que nossas personalidades são como as lentes de um óculos,elas filtram o mundo ao nosso redor e o adaptam a nossa realidade.Eu não faço a miníma idéia do que isso queira dizer,mais eu achei que ia ser legal acabar um texto assim.

Um comentário:

  1. 9 - A Salvação TEM muitas questões filosóficas, sim. E "entusiasmo juvenil" é sacanagem com a minha pessoa x)

    É totalmente possível extrair algo mais profundo do entretenimento. O filme me entreteve e me fez pensar. Não é legal? =D

    Gostei da teoria dos diálogos.

    Eu só não mostrei para um urso panda porque o meu não está em casa no momento.

    ResponderExcluir