20 de jan. de 2011

#chegadebabaquice

O Twitter tem dessas coisas não?  De vez em quando as pessoas acham que podem mudar o mundo com uma tag. E volta e meia temos um #forasarney ou #nomalaria. O mais recente é o #naoaoaumentodosdeputados.

Aparentemente as pessoas acreditam que o simples fato de você digitar a tag está ajudando a mudar o mundo. Na verdade, isso ajuda tanto quanto coçar as costas: nada, mas dá uma sensação boa.

E dá uma sensação boa por alguns bons motivos: em primeiro lugar, você realmente acredita que está fazendo alguma coisa, o que é muito bom. Depois, todo mundo acha que você está fazendo alguma coisa e as pessoas adoram aparecer. E finalmente, se sentir parte de um grupo em que todos partilham dos mesmos ideiais e creem firmemente em uma revolução é algo que não tem preço.

Tomemos o exemplo do #naoaoaumentodosdeputados: a operação foi tão mal planejada que só entrou em vigor após a votação dos salários, ou seja, quando ainda não resta mais nada a ser feito. Isso não funcionaria mesmo que o Twitter inteiro fosse protestar em Brasília antes da votação, funcionará muito menos agora que já passou. Mas mesmo assim todos participam felizes e contentes e se sentindo parte de algum tipo de motim.

A única maneira realmente efetiva de se mudar o Congresso é entrando lá armado. Como eu acredito que isso não vá acontecer em um futuro próximo (e futuro nenhum espero) é preciso agir de maneira eficaz para evitar pelo menos um maior estrago.

Isso se dá através da informação e do voto. O protesto chama a atenção, mas é pouco eficaz. A melhor solução é termos uma população que se informe sobre escândalos e projetos e dê o troco aonde dói mais: no bolso, votando contra.

Enquanto não tivermos isso, não vai ter Twitter que dê jeito.

2 comentários:

  1. Discordo do seu ponto de vista. Acho que as redes socias, a internet de uma maneira geral pode ser um instrumento de revolta e manifestação.
    Postar no Twitter, em termos práticos ainda não levou a lugar nenhum, nem acho que vá levar em um futuro tão próximo.
    Mas quem sabe alguém com mais criatividade n]ao possa usar isso para uma manifestação mais ativa.
    Sei lá, desenvolvem um software que, toda vez que alguém digita #forasarney no twitter mandam um e-mail dizendo fora sarney para o endereço eletrônico de todos os parlamentares ou mesmo do Congresso.
    A internet é um universo paralelo que se desenvolveu recentemetne e de forma abrupta. Daqui a pouco o universo real e a internet se encontram e aí que fica divertido.

    Terrorismo virtual vai ser a onda do futuro.
    A gente só tem que conseguir a técnica certa.

    ResponderExcluir
  2. Entendo. Eu acho q o Twitter seria mais eficiente divulgando e promovendo manifestações do q servindo de meio de execução.

    Quanto ao terrorismo virtual, eu me sinto cada vez mais nu na internet. A nossa vulnerabilidade é impressionante. Qualquer hacker pode, surfando nos números corretos, tomar posse de informações privilegiadas e divulgar por aí. Hoje nós vemos o Wikileaks "destruir Estados". Qual a chance que nós, os cidadãos comuns, temos?

    ResponderExcluir