2 de out. de 2009

Panis et Circenses

Eu quis cantar minha canção iluminada de sol
Soltei os panos sobre os mastros no ar
Soltei os tigres e os leões nos quintais
Mas as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer

Se,quando você leu o título,pensou nessa música aí em cima,sinto muito,mas você está errado.O Panis et Circenses no caso é o que acontece com a população carioca.

Já é do conhecimento de todos que o Rio vai sediar os Jogos Olímpicos de 2016.Também é do conhecimento geral que o Rio é uma das cidades mais violentas do mundo.Agora,junte as duas coisas.

Tá complicado aí?Então deixa eu te ajudar.Marcaram presença hoje em Copacana 30.000 pessoas,todas estavam reunidas para comemorar o privilégio de sediar uma Olímpiada.Evento histórico.

Mudando agora para outro evento histórico,mas que infelizmente,não marcou os cariocas pela festa.No dia 7 de fevereiro de 2007,ocorreu um crime.Seria mais dentre tantos outros,se não tivesse vitimado cruelmente um garoto de 6 anos,João Hélio,que foi arrastado por bandidos que dirigiam o carro como loucos ,levando junto a criança,presa ao cinto de segurança do carro.O crime foi tão brutal que paralisou a cidade por um momento,algo difícil na rotina de um município tão acostumado a atrocidades diversas e a violência sem limites.Seus pais clamaram,durante a missa de sétimo dia,pediram que a população fosse as ruas por um Rio menos violento.Foram prontamente atendidos por 500 pessoas,um bom número,mas não chega nem perto de 30.000.

Ou seja,os cariocas lotam São Januário para festejar,mas não lotam nem o estádio das Laranjeiras para brigarem por seus direitos.

Da próxima vez que vier ao Rio durante o carnaval,observe como a cidade trava.O Rio para para pular,sambar e ver a Mangueira passar na Sapucaí.O Rio para por um (bom) clássico no Marcanã.

Pão e circo.Panis et Circenses.Enquanto tiver motivo para rir,o carioca vai continuar rindo.Isso é ao mesmo tempo,uma vantagem e uma desvantagem.O Rio só é o Rio porque é habitado pelos cariocas,um povo sempre bem humorado.Imagina que merda que não ia ser se os paulistas morassem no Rio ao invés dos cariocas.Porém,essa alegria leva a resignação,já que,se puder ficar na boa,o carioca não tem do reclamar.

Panis et Circenses.Panis et Circenses.Pensem nisso.

Mandei fazer de puro aço luminoso um punhal
Para matar o meu amor e matei
Às cinco horas na avenida central
Mas as pessoas da sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
Mandei plantar folhas de sonhos no jardim do solar
As folhas sabem procurar pelo sol
E as raízes procurar, procurar
Mas as pessoas da sala de jantar
Essas pessoas da sala de jantar
São as pessoas da sala de jantar
Mas as pessoas da sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
Essas pessoas da sala de jantar (10 vezes)
Essas pessoas na sala...

Nenhum comentário:

Postar um comentário